terça-feira, 25 de março de 2014

PRÉ-CONCEITO


PRÉ-CONCEITO

Trago comigo a cor da noite;
Trago comigo as marcas do açoite;
Trago comigo as dores dos meus ancestrais;
Trago comigo a certeza de que somos iguais;
Trago comigo a vergonha do preconceito;


Por que insiste em ofender a minha raça;
Por que insiste em menosprezar teu semelhante;
Por que insiste nesta luta insana de querer humilhar;
Por que insiste em criar entre nós o muro da segregação;
Por que permite que o seu rancor se aflore;


Sou negro semelhante ao breu da noite;
Sou negro e tenho a  semelhança igual a tua;
Sou negro e a minha fisiologia assemelha-se a sua;
Sou negro e não me vergonha em assumir a minha negritude;
Sou negro e a minha anatomia é igualzinha a tua;


Se olhares em mim verás o quão semelhantes somos;
Se tirares a pecha, proibir que a meça do preconceito, possa arraigar;
Se pensas que não sinto dores, engana-te;
Se quiseres imaginar que eu não tenho sentimentos, engana-te
Se quiseres acreditar que a cor da pele lhe faz melhor, engana-te;


Somos todos iguais, fazemos parte do mesmo universo;
Somos todos iguais, nos diferenciamos  apenas no caráter;
Somos todos iguais, diante dos olhos do criador;
Somos todos iguais, não é justo e nem sensato deixar a cor da pele, nos diferenciar;
Somos todos iguais, não deixe o pré-conceito ditar o padrão e o negro deixar de ser;


Tira do meu povo a canga, mas não aceitam a nossa cor;
Livra o meu povo do cativeiro, mas não nos tem respeito e amor;
Dizem que somos negros libertos, nos tratam com resignação, ódio e rancor;
Abrem as portas das senzalas, libertos são os negros, ainda impera o degredo da cor;  
Navios negreiros no cais não aportam mais, no coração tirano há navios ancorando.   


Poema escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José A. Vieira
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

           

Um comentário:

  1. Haverá o dia em que teus olhos não ti cegarão mais, quando me fitar;
    Haverá o dia em que minha cor não mais incomodará;
    Haverá o dia em que caminharemos lado a lado como irmãos;
    Haverá o dia em que meu povo deixará de ser estatística e terá identidade própria;
    Para que este dia não tarde é preciso que nos sinta em seus corações.

    ResponderExcluir